terça-feira, 24 de agosto de 2010

TURQUIA - Onde Natureza, Religião, História e Geografia se encontram

A Turquia não estava no topo da minha lista de desejos de viagens, mas estava na da minha filha Nani, que me levou até lá. Este país me conquistou e surpreendeu pela a sua natureza, história e religião de vários povos, geografia privilegiada, grande parte na Ásia e um pedacinho na Europa, com os Estreitos de Dardanelos e Bósforo ligando os mares Egeu, de Mármara e Negro, além de uma cozinha e doces maravilhosos!!!












Um pequeno aperitivo da nossa viagem a Turquia:


A esquina do mundo em Istambul: encontro da Europa, Ásia, Chifre de Ouro, Estreito de Bósforo e Mar de Mármara


O Mar Egeu em Gallipoli

O Estreito de Dardanelos - a Ásia é logo ali

As ruínas de uma das várias Tróias

Templo de Trajano em Bérgama

Biblioteca de Celsus em Éfeso

Paganismo (Ruinas do Templo de Artemis), Cristianismo (Basílica de São João), Islamismo (Mesquita Isa Bey) e a fortaleza otomana no Monte Ayasuluk em uma única foto em Selçuk

O anfiteatro de Hierápolis

Os terraços de travertino em Pamukkale

A paisagem surreal da Capadócia

Europa, Ásia, Estreito de Bósforo e Mar Negro vistos da fortaleza na vila de Anadolu Kavagi, no lado asiático do Bósforo


PLANEJAMENTO

As primeiras sementes para esta viagem foram plantadas em Outubro de 2007 pela reportagem "Viagem Intergaláctica" da revista Viagem e Turismo e pelo relato de Istambul feito por Zeca Camargo no seu livro A Fantástica volta ao mundo.

 Em 10 de Março de 2009 a reportagem do suplemento Viagem & Aventura do Estadão, "Turquia - Um país, dois mundos", veio colocar mais lenha na fogueira. O cheque mate ficou por conta da minha filha Nani, que decidiu passar suas férias lá, acompanhada da sua melhor agente e companheira de viagens (eu, é claro).

Decidido o destino e a data (06 a 20 de Junho de 2010) iniciamos as pesquisas e reservas. Utilizamos o guia DK Eyewitnes Travel – TURKEY. Foi muito útil também o guia de bolso ISTAMBUL - Seu Guia Passo a Passo da PubliFolha. Uma espiada no 1000 Lugares para Conhecer antes de Morrer da Patrícia Schultz para conferir o que não poderíamos deixar de ver. Utilizamos a versão web do Frommers, o Turkey Travel Planner, e muitas dicas da blogosfera capitaneada por Ricardo Freire.
Este pessoal também escreveu e nos forneceu dicas preciosas sobre a Turquia e Istambul. A todos o nosso agradecimento:  EmíliaRegina e o Douglas, ArnaldoFê Costa, Sílva OliveiraMaurílioCarmem Sílvia e As Viajantes. Fred e a Natalie nos ajudaram, com um passo a passo excelente, a documentar o roteiro com o Google maps.

Algumas leituras, como Istambul de Orhan Pamuk (Premio Nobel de Literatura), A Ponte das Turquesas de Fernanda de Camargo-Moro e O Último Trem para Istambul de Ayse Kulin nos ajudaram a conhecer melhor este país e sua mais importante cidade. Por sinal, vimos muita gente nos aeroportos da Turquia com o livro Istambul em vários idiomas nas mãos. 




A parte aérea fizemos com a Turkish (na foto sobrevoando o continente africano, que também está na minha listinha de lugares a serem visitados). Utilizamos milhas da Star Alliance para a passagem da Nani. Para a minha, que queria fazer uma escala de 10 dias na volta em Lisboa, tinha voo direto de São Paulo a preço competitivo. Comprando o trecho interno da Europa junto com o trecho internacional, ficou com preço semelhante ao das companhias Low Cost, com a vantagem da franquia de bagagem internacional. As desvantagens: pagamento somente à vista e a volta de Lisboa precisou ser via Istambul. Tudo foi acertado diretamente com o escritório da Turkish em São Paulo por telefone e internet. Usei também o site  internacional para os web check-in. Os trechos internos foram reservados pela agência turca, e ficaram bem mais baratos do que se estivessem sido comprados aqui juntamente com o trecho internacional.

Para a parte terrestre encontramos pela internet duas agências turcas, a Argeus Tourism & Travel e a Insight Travel, citadas no Frommers e devidamente checadas no Trip Advisor. Encontrei atendentes muito atenciosas, respectivamente a Cintia (uma brasileira que nos atendeu em português) e a Rina (esta só em ingles). Ambas nos ajudaram a viabilizar o roteiro que queríamos, sempre respondendo nossas questões em menos de 24 horas. A Argeus é uma agência mais especializada na Capadócia e tem seu forte em tours individuais. A Insight trabalha com pequenos pacotes, que podem ser compostos a critério do cliente, criando um roteiro personalizado.
Desta vez a nossa agente de viagens brasileira, a Gi Lo Schavio, providenciou somente os seguros, mas com a mesma dedicação e competência dispensadas nas minhas viagens anteriores.

Depois de dezenas de e-mails trocados, nosso roteiro ficou assim: Istambul (3 noites), Galippoli, Canakkale (1 noite), Tróia, Bérgama, Kusadasi (2 noites), Éfesus, Hierápolis, Pamukkale, Capadócia (4 noites) e novamente Istambul ( 3 noites).



Visualizar Viagem Turquia em um mapa maior

Confesso agora que senti uma certa insegurança em contratar toda a parte terrestre e vôos internos com agências locais turcas, sem ter para quem reclamar aqui no Brasil se alguma coisa desse errada. Mas foi a única maneira de visitarmos tudo o que queríamos no intervalo de tempo que tínhamos. Para ficarmos mais tranquilas, mesmo com as resenhas positivas a respeito das duas agências no Trip Advisor, confirmei todas as reservas no site da própria Turkish e enviei e-mail para todos os hotéis reservados pelas agências para confirmar que haviam sido mesmo feitas. Só não conseguimos verificar com antecedência os transfers, mas eles estavam lá, nos lugares e horários combinados.

Se indicaríamos estas agências? Sim...
A Argeus foi quase perfeita. Apenas o guia da Capadócia, que desde o primeiro dia fez trocas e inclusões no roteiro, gerou um certo stress no último dia, pois alguns lugares não haviam sido visitados (segundo ele estavam em restauração e foram substituídos por outros).
A Insight Travel poderia melhorar os almoços e tirar a "pegadinha" de visitar uma fábrica de tapetes no meio do caminho entre Bérgama e Kusadasi.
A Gi Lo Schavio foi, como sempre, impecável.

Próxima escala: Istambul - Santa Sofia, Cisterna da Basílica e Dervixes na Estação Sirkeçi















20 comentários:

  1. Fiquei com gostinho de quero-mais. Fala sobre Istambul!

    ResponderExcluir
  2. Gabi
    Já, já..... Me ajuda na tradução da prece Islâmica.
    A próxima deve demorar menos, já estou me acostumando com a ferramenta. E muiiiiiiiito obrigada pela verificação do texto e pelo incentivo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Menina, valeu a pena esperar. Que post mais lindo. Tudo explicadinho. Fotos incríveis! E você ainda diz que não sabe fotografar...
    Tô colocando seu blog no meu Reader e vou por um link dessa postagem lá no twitter, pro povo ver.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carmem,
    Muito obrigada por seu enorme incentivo.
    Quanto as fotos, tem mão de gato da Nani, que viajou comigo(mas algumas são minhas).
    Abraços
    Flora

    ResponderExcluir
  5. Deixei um recadinho pra você no Twitter... Só pra te "obrigar" a aparecer mais por lá...;-)
    Tô ansiosa por mais Turquia!

    ResponderExcluir
  6. Flora, fiquei apaixonada!
    Parabéns! Foi uma aula de Geografia e fiquei com muita vontade de ir para a Turquia.
    Walkiria

    ResponderExcluir
  7. Wal, obrigada pela visita.
    Quanto a vontade de ir a Turquia, esta é uma das intenções desse blog.
    Beijocas
    Flora

    ResponderExcluir
  8. Oi Flora,
    Que lugar fantástico você esteve!
    Aqueles terraços de Travertino são demais...já sonhei várias vezes estar num lugar desses!!!
    Seja bem vinda ao meu blog!
    Beijocas,
    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia,
    Muito obrigada pela sua visita.
    Pamukkale realmente é um lugar muito bonito, mas está um pouco degradado. Esta foto é só o local onde as pessoas não podem mais entrar. Vou postar sobre isto mais adiante.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Meu nome é Ludmila Diniz, trabalho no departamento de Marketing do site Mundi, buscador de viagens especializado na comparação de preços de passagens aéreas e hotéis em mais de 30.000 destinos ao redor do mundo.

    Gostaríamos de convidar o Viaje com a Flora, a participar do Mundinheiro. O Mundinheiro é o programa de afiliados que paga o maior valor por clique do segmento (R$ 0,25 no Clique Hospedagem, R$ 0,15 no Clique Passagem), além de ser possível ganhar pelos dois tipos de clique de uma só vez.

    Dispomos de ferramentas exclusivas e de fácil personalização, que se encaixam em qualquer tipo de conteúdo e agregam ainda mais valor ao site do afiliado.

    Para saber mais acesse o link http://www.mundinheiro.com.br/

    Aguardamos o contato e estamos a disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

    Atenciosamente,

    Ludmila Diniz
    Equipe Mundinheiro

    ResponderExcluir
  11. Flora,
    agora você fez a Turquia entrar na minha lista! Uma amiga está indo para lá e vou passar seu endereço!
    Vou engrossar o coro: escreva mais!

    ResponderExcluir
  12. Ludmila,
    Obrigada pela visita e interesse, mas não acho que é o momento. Estou só començando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Ana Carolina,
    Obrigada pela visita. É muito bom saber que meu bloguinho já está despertando vontade de conhecer este lugar incrivel. Já já tem mais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. FLORA, não posso deixar de registrar aqui DUAS coisas:

    1) meu agradecimento por seu gentil e simpático comentário lá no Fatos & FOtos de Viagens;

    2) minha honra em ter sido um dos motivadores de sua viagem fabulosa à Turquia através das minhas matérias em meu blog.

    Preciso lhe dizer que seguirei todas as suas dicas e recomendções muito bem relatadas e destrincadas aquu, pois eu e minha doce Emília pretendemos fazer uma viagem à Turquia, para além de nossa já conhecida Istambul.

    Muito bom o blog, ótimos os textos e parabéns pelas fotografias!

    ResponderExcluir
  15. Arnaldo,
    O meu muito obrigada pela sua visita aqui no meu cantinho. Seu comentário foi muito incentivador, e aumenta muito a minha responsabilidade. Nunca imaginei dar dicas para um mestre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Flora....você é demais!!! SInto saudades de nossas conversas sobre lugares que gostaríamos de conhecer. Principalmente Itália.
    Adorei.... Saudades...Bacio

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Fabíola pela visita aqui no meu cantinho. Eu também estou com muita saudades daqueles tempos.
    Que tal irmos para a Itália botar o papo em dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Estou fechando um pacote para a Turquia com a Argeus...confeço estar um pouco insegura. Li seus comentarios e gostaria de conversar sobre as suas impressões e tirar algumas duvidas... Pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Eu não tive nenhum problema com a Argeus. Quanto a tirar a suas dúvidas, me mande seu e-mail, e que dúvidas são? Obrigada pela visita

      Excluir
  19. Lot's of amazing pics in your blog. Thanks for sharing these great memories.
    http://www.samspacenter.com/

    ResponderExcluir