quarta-feira, 17 de abril de 2013

Maratona de Boston 2013


Uma experiência de viagem linda, e ao mesmo tempo inacreditável...

Desde que chegamos à Boston, mesmo 15 dias antes do evento, o espirito e marketing da Maratona 2013 estavam por toda parte.  Nos dias anteriores então a cidade começou a fervilhar, todo  mundo vestindo as camisetas e agasalhos, uma festa para os olhos.


No dia da prova, até eu que não sou muito ligada em esportes, mas na companhia de uma esportista de primeira, estava entusiasmada para  o evento. Dava para ver a reta final da nossa janela, mas lógico que fomos para lá sentir o clima e a vibração de pertinho.


Quando estávamos chegando passaram os primeiros cadeirantes. Depois passaram muitos outros, e uma onda de aplausos e incentivos ia surgindo a cada novo atleta que aparecia na esquina anterior.
 
O policiamento estava intenso, um vigilante a cada 2 ou 3 metros. Muitas famílias, crianças, idosos, gente com cartazes incentivando algum parente participando. Uma festa linda!


Ficamos ali na grade, uns 300 metros antes da linha de chegada, por umas 2 horas.
 

Vimos a primeira atleta feminina disparada da frente chegando, ...


... e antes dela a segurança aumentada com mais policiais de bicicleta ...

... os primeiros masculinos, ...

... veteranos de guerra cadeirantes muito aplaudidos, ...

... a grande massa de atletas, ...

... um pai com seu filho cadeirante, ...


...  e um atleta cego.
 

A segurança adicional de bicicleta foi embora.


Eu estava me divertindo pacas e ainda ficaria muito tempo por ali. Minha filha estava com fome e frio e questionou se eu ia ficar esperando 27 000 atletas passarem. Almoçamos no Jaffa Café, um restaurante que passávamos diariamente a caminho do metrô, tinha um adesivo do Trip Advisor na porta e o mais importante: ainda não estava cheio.  Achei bem fraquinho...











Como estava um dia ensolarado e divertido, resolvemos depois do almoço caminhar até a linha de chegada.


Ainda tinha muita gente por lá, famílias com crianças saudando e abraçando os atletas chegando.


Meu anjinho da guarda aguçou ainda mais meu espírito curioso e falei para a Nani que queria ir mais pra frente ver o que acontecia depois da chegada. Fomos caminhando e fotografando

Foi surreal...  Ouvimos uma primeira explosão.  Comentei: "Que susto! quem foi o estrupício que fez isso?". Ai a Nani respondeu: "Mãe, estamos nos Estados Unidos, não tem essa de brincadeira, isso é sério!". Olhamos e vimos uma nuvem de fumaça. Ai,  ouvimos o segundo estrondo. Nessa hora a Nani pensou: QUANDO e ONDE vai ser a terceira... Graças a Deus não houve uma terceira. Não fotografamos, mas a imagem da fumaça subindo vai ficar para sempre nas nossas mentes. Todo mundo em volta começou a andar, pois estavamos há uns 100 m do local da explosão e não sabíamos o que era.

Fomos para o Boston Common, um parque lá perto. As pessoas caminhando para um lado e os bombeiros e policiais com sirenes a toda para o outro lado. Passou uma ambulância e Nani comentou: "Que pena, teve feridos."  Sentamos num banco e ficamos lá tentando adivinhar o que estava acontecendo. Começamos a ver as famílias se reencontrando, todo mundo chorando e nos telefones dando notícias.  Até um músico que estava tocando por lá começou a tocar a  Tristesse de Chopin.

Foi ai que pensamos em entrar num Starbucks e usar a internet para ter certeza do que estava acontecendo e dar notícias.  Muita gente foi chegando também, inclusive corredores.  Algum tempo depois nos avisaram que por motivo de segurança iam fechar a loja. 
Voltamos caminhando em direção a  nossa Guest House. Tinham isolado o canteiro central da Commonwealth e montado barracas de campanha, tudo muito rápido!
 

Chegamos no quarteirão da nossa rua e estava bloqueado, pois era dentro do considerado "crime scene". O policial mandou entrarmos e não sair mais.  A vista da janela agora era outra...
 

Ficamos a noite toda trancadas, sem internet, comendo  as sobras que tinhamos na geladeira e vendo na CNN toda a tragédia que aconteceu.  Ainda não caiu muito a ficha de tudo... Parece um filme...

Não escrevo muito no meu blog. Nunca havia postado durante uma viagem, mas eu tinha que mostrar aqui, enquanto as lembranças e os sentimentos estão fresquinhos na cabeça, a festa linda que vimos, e que algum indivíduo ou alguma organização idiota substituiu por uma tragédia.

Foi a maneira que eu e a Nani encontramos de agradecer  as muitas mensagens carinhosas de amigos queridos preocupados com a gente.

20 comentários:

  1. Flora, que loucura, a maldade estragando algo tão bacana. Parece que nunca vai mudar... Beijo e que só coisas boas aconteçam por aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virginia, obrigada pela visita e carinho. Boston está linda esta última semana e estamos aproveitando muito. Beijos

      Excluir
  2. Lindo e emocionante o agradecimento de vocês, Flora e Nani.
    Ficamos preocupadas mesmo com vocês aí.
    Bom que estão bem e que puderam guardar também as boas lembranças da festa. Beijo nas duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmen, obrigada pelo carinho e preocupação. Foi uma experiência marcante, mas tbem curtimos muito as coisas boas por aqui.

      Excluir
  3. Aqui, agradecendo este anjo da guarda que protegeu vocês, e me emocionando com teu relato. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pat,
      Eu é que tenho que agradecer todo este carinho. E sim, estes nossos Anjos da Guarda são ponta firme mesmo. Beijão.

      Excluir
  4. Nossa Flora, você foi a primeira pessoa que pensei quando o Kiko me falou da explosão... fiquei tão preocupada que sai correndo da sua página do facebook e só vi aquela foto do antes da explosão do instagram, sabe? Fiquei branca... no momento que dei refresh na pagina, acho que sua filha tinha acabado de publicar avisando que estavam bem!!! Foi um super alivio... e aí comecei a contactar outros amigos que sei que moram em Boston também!
    Uma tristeza esses acontecimentos... porque? É lamentável... realmente lamentável.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirella,
      Obrigada pelo carinho, preocupação e pela visita. Pois é, uma festa tão bonita, com gente do mundo todo. Uma pena...
      Beijão para você e o Kiko

      Excluir
  5. Nossa que susto hein?!

    Estava chegando em casa quando a programação do rádio anunciou as 2 explosões em Boston.. Na hora lembrei de vocês pq tinha visto a imagem que você tinha postado no facebook algumas horas antes da tragédia. Fiquei bem mais tranquilo quando vi o update da Nani... É uma pena que este tipo de coisa acontece.. Quando as coisas parecem que vão começar a melhorar acontece uma coisa dessas e a paranóia americana com segurança volta à tona...

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oscar,
      Foi uma pena mesmo. Um festa linda terminar assim...
      Mas deu para aproveitar a maioria das suas dicas. Tinha muito lugar que eu não tinha ido nas viagens a trabalho.
      Voltamos esta semana, e sabe que a alfandega americana estava até que bem tranquila. Os mesmos procedimentos da chegada.
      Obrigada pela visita. Um abração pra você e pro Mau.

      Excluir
  6. Vixe, Flora! Que susto!!! Ainda bem que vcs estão bem. Muito triste ver esse desenrolar em uma cidade tão especial... :(
    Super-beijo carinhoso em vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia,
      Esta cidade é especial para mim também. Tinha ido várias vezes a trabalho. Foi muito triste, mas deu para rever muitos lugares e curtir muita dica, inclusive sua, que tinha visto nos links dos posts do Mauoscar.
      Lembrei de você quando fomos a Cape Ann ver a baleias. Não deu para ir a Rockport comer lagosta, matei a vontade em Boston mesmo.
      Muito obrigada pelo carinho e pela visita.
      Beijão

      Excluir
  7. Uma tragédia! Muito bom saber que vocês estão bem. Beijo, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, querida
      E que tragédia, numa festa tão bonita, com gente do mundo inteiro.
      Muito obrigada por todo o carinho e preocupação aqui e lá nas redes.
      Beijão

      Excluir
  8. Ninguém imagina que isso vai acontecer em um evento tão bacana. Ainda que vocês ficaram bem. Fica o susto e a tristeza. Gostei das belas imagens da corrida.
    Grande abraço
    Jodrian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jodrian,
      Na hora a gente não sabe o que está acontecendo. Depois é que se dá conta. A corrida foi um evento lindo mesmo.
      Eu é que estou babando na aventura de vocês na base do Everest.
      Muito obrigada pela visita.

      Excluir
  9. Lindo seu blog! Gostei do jeito que escreveu, especialmente este post que ficou muito interessante!

    Muito boa esta série de links! Temos alguns relatos de viagens bem legais em nosso blog também!

    Muita Viagem - blog com relato de viagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viajante, muito obrigada pela visita. Tenho que criar vergonha e escrever mais. Vou passar no seu blog para conhecer. Abs

      Excluir
  10. Voltei pra rever seu relato e vi que os acontecimentos tristes se deram pertinho do hotel onde estamos. Ele até aparece numa das suas fotos.

    ResponderExcluir
  11. Eu acompanhei a viagem de vocês e viajei novamente. Apesar dos acontecimentos tristes, está cidade me trás ótimas recordações da época que ainda estava trabalhando. E ficar nesta região, perto do Prudential é ótima para turistas. Bjs

    ResponderExcluir